Árdua, mais prazerosa será a tarefa de falarmos sobre isso, algo que consideramos importante dentro da Umbanda. Esperamos que os verdadeiros EXUS DE LEI (pois todos os Exus são de Lei) que graças a JESUS, com permissão das Entidades da Sagrada Corrente Astral de Umbanda, tivemos a felicidade de conhecer, desde o ínicio de nossa missão, nos acobertem e também nos dê escóra !!! Sabemos que Eles já estão nos escorando, pois estamos restaurando o devido valor e posicionamento aos VERDADEIROS EXUS-GUARDIÃES !!!
Minha gente, os verdadeiros Exus-Guardiães nunca foram e nunca serão similares ao “demônio” católico ou protestante. Sim, é verdade, nós nunca vimos um Exu de fato e de direito se apresentar todo “vermelho”, com “chifres”, “patas de bode”, “garras”, “tridentes em punho”, ou coberto por uma “enorme capa preta a vermelha”, soltando “fogo pela boca”... sabemos que tudo isso é o chamado sincretismo com outros sistemas filo-religiosos diferentes.
Sabemos também que muitos irmãos mais cultos, já não acreditam quando pessoas que dizem estar mediunizadas com “exu”, degola o bode, a galinha ou tomam bebidas alcóolicas como inveterados, quando não, ainda tomam ou bebem sangue e comem vísceras animais em seus rituais macabros. Não negamos que isso acontece, porém deve ficar bem claro:= ESTES NÃO SÃO OS VERDADEIROS EXUS-GUARDIÃES DE LEI, mas sim, aqueles que de todas as formas querem mistificá-los, isto é, os famigerados QUIUMBAS, espíritos do Reino das Sombras, ou os chamados “rabos de encruza”...
Se o verdadeiro Exu não é essa “FARSA” que muitos tem feito questão de dizer aos 4 cantos, quem são e como são os verdadeiros Guardiães da Luz para as Sombras ???
Exu, é sinônimo (mesmo significado) de GUARDIÃO. E como Guardiães vamos encontrar os mais Superiores, os ditos Guardiães Cósmicos, aqueles que fazem parte da COROA DE DEFESA DO PLANETA.
Os Exus são GUARDIÃES DOS ORIXÁS, não no sentido de proteger os Orixás, mas no sentido de “AUXILIARES DIRETOS”, braços direitos na Execução para baixo, etc...
Por exemplo:= O Exu Guadião Senhor TIRIRI , é o Guardião do Orixá Ancestral YORI. Então é fácil entender que nenhum Ser Espiritual altamente posicionado na Hierarquia Planetária iria ter como Auxiliar Direto um “diabinho” !!! É claro que não !!!
Esperamos ter deixado claro, que, embora respeitemos a função do Sr. Exu que é a de ser AGENTE DA JUSTIÇA KÁRMICA, não podemos nos esquecer que estão debaixo de uma condição disciplinar kármica, e quando dela se libertarem, daqui há milênios, serão Guardiães Superiores de Planetas mais elevados que o nosso, mas nunca sendo “Caboclo, Preto Velho ou Criança”, isto é, Entidades Superiores da Umbanda. Sabemos que muitos deles, estão preparando condições propícias para animarem as reencarnações da próxima Raça-Raiz, a Sexta-Raça, a Raça Transmutada.
Sabemos que a Umbanda significa o CONJUNTO OU REGRAS DAS LEIS DIVINAS, e o vocábulo QUIMBANDA representa o oposto da Lei. Ou seja, é a PARALELA PASSIVA NO EQUILÍBRIO DO KARMA.
A QUIMBANDA é fiscalizada pelos Srs. Exus de Lei, os “CABEÇAS DE LEGIÃO”, que por sua vez, são comandados pelos ORIXÁS. Não confundam a Quimbanda que é o oposto em Equilíbrio da Umbanda, com a Quiumbanda que é o reino dos quiumbas, opositores não em equilíbrio, mas em desequilíbrio ostensivo com seus magos negros cruéis, ferozes e desalmados. A Quimbanda, através dos Senhores Exus Guardiães, além de atuar combatendo o mal, que é oriundo da “quiumbanda”, com seus magos negros, atua também no Karma, fazendo sentir suas ações através das Cobranças das CAUSAS E DOS EFEITOS, precipitando quando necessário, o CHOQUE DE RETORNO, tudo isso com o Aval dos Senhores Orixás. Por isso dizemos que EXU NÃO É BOM E NEM MAU, É APENAS JUSTO !!! Os verdadeiros Exus estão no compromisso de uma tarefa, estando acima dos conceitos do BEM e do MAL, mas ligados aos conceitos da JUSTIÇA e sua execução =» portanto, são os EXECUTORES DA LEI. São verdadeiros trabalhadores das Entidades Superiores, executando, tudo que lhes seja ligado, tal como interesses materiais, casos passionais, atritos, demandas, doenças, casos odiosos, brigas, aflições, etc...Estão pois, mais relacionados com as vibrações mais Telúricas, mais terra-a-terra.
Os Srs. Exus Guardiães estão acima dos conceitos do BEM e do MAL, pois está ligado aos conceitos de JUSTIÇA e sua EXECUÇÃO. Não se entenda com isso que outros Subplanos de Exu só façam Justiça. Não, às vezes tem atitudes contundentes, mas, como já explicamos, são as caudas dos Subplanos dos Exus, que às vezes se deixam subornar pelos magos-negros, porém, quando são pilhados pelos Srs.
Guardiães em tais procedimentos contrários às Leis, são de imediato conduzido às Prisões Correcionais do Astral.
É bom que todos entendam que os Senhores Exus Guardiães, não dizem palavras ofensivas, palavras de baixo-calão (palavrões) ou praticam certos atos imorais, ou ilegais. O verdadeiro Exu quando “baixa”, não fica usando aquelas capas pretas e vermelhas, ou fazendo mimícas tal qual os “santeiros” retratam nas péssimas, ridículas e anti-estéticas estatuetas que produzem de “diabinhos”, uns com rabos, pés de bode, chifres, peludos e escamosos e em forma de caveiras. Que é isso ??? VALHAM-NOS AS SANTAS ALMAS !!!
Ainda pior, são os nomes de “exus” que certos indivíduos anímicos, quando se dizem “incorporados”, falam...É bom nem citarmos, para não criar mais confusão além das que já existem...
Outros absurdos, e tolice bárbara é a colocação que dão ao valoroso Exu da Faixa Feminina, a SRA. POMBA GIRA, tão necessária à ordem de trabalhos de equilíbrio dentro da ALTA MAGIA DE UMBANDA. Dizem levianamente, buscando beneficiar-se disso, que a Sra. POMBA-GIRA é “mulher de 7 exus”, é a “patrona das prostitutas”, pois delas é a rainha...quanto absurdo !!! Assim é que vemos milhares e milhares de pessoas do sexo feminino e homossexuais “incorporados” com suas “pombas-giras”, a tirar a roupa, a querer fazer sexo, a obrigar os outros a fazer o que pedem, mostrando-se sempre faceira e dando a entender a todos que seu objetivo principall...é o sexo !!!
Minha gente, CUIDADO !!! Sabemos, e por motivos superiores que nos impede de falar, certos “nomes” de magas-negras, as quais dizem ser da falange da pomba-gira, mas que não são, e bem sabemos. Estas magas negras que assim procedem são quiumbas, ou seja, as mais cruéis magas negras, que de suas “covas” e “cavernas” do sub mundo astral, coordenam as famosas “marias”. São ferozes falanges que estouram realmente aquelas que, “orgulhosamente”, fanatizadas e cegas que estão, dizem serem “médiuns” dessas tais...
Essas quiumbas são verdadeiras feiticeiras, e são produtos de zonas astrais pesadas, onde predomina as intrigas, as ambições, vaidades, orgulho, luxúria, etc...E haja sexo !!! É por essas e outras que muitas que se dizem “médiuns” ou simpatizantes dessas bruxas do submundo astral, caem na prostituição, no alcoolismo e em outras aberrações consciencionais...
E são essas verdadeiras “mariposas do astral inferior” que a verdadeira e valorosa GUARDIÃ SRA. POMBA-GIRA COMBATE. Combate, frenando e neutralizando, as investidas dessas marginais, que vez por outra querem adentrar nos Terreiros de fato e de direito, principalmente se encontrarem uma “brecha” nos mesmos, por menor que seja.
Assim, Irmãos e Irmãs de Fé, fiquem atentos, não se iludam, pois caso contrário, quando acordarem (do pesadelo) talvez seja tarde demais. Porém se tiverem alguma dúvida, analisem friamente a conduta, a postura e mesmo o psiquismo dos “médiuns” dessas magas das sombras...
Muitos poderão estarem se perguntando o porquê das Entidades Espirituais dessas irmãs não as terem avisado sobre esse gravissímo fato.
A resposta é simples e objetiva:= Na maior parte das vezes, o que acontece é que essas “médiuns” ficam fascinadas, fanatizadas pelas tais “marias” que só a elas querem saber de “incorporar”, fechando assim o campo mediúnico às Entidades Superiores. Minha gente, isso é a famosa Lei de Afinidades, de sintonia vibratória. Muitas vezes as Entidades Superiores deram certos ALERTAS, mas...
É, com esses quiumbas a coisa fica difícil...e adeus Caboclo, Preto-Velho e até o verdadeiro Exu Guardião. Será que tudo isso é porque esses quiumbas são tão fortes assim ??? Claro que não !!! Mas como dissemos, a “médium” assim preferiu, usando as prerrogativas de seu LIVRE-ARBíTRIO, algo que Caboclo, Pai-Velho ou Criança não interferem, mesmo porque já observaram que a infeliz “médium” caiu nos mesmos erros do passado, de vidas passadas...
É bom que se entenda que, embora tudo isso aconteça no meio tido como Umbandista, nada, em verdade, tem a ver com a verdadeira Umbanda.
Também soubemos pelos verdadeiros Exus Guardiães, que tudo isso há de passar, e quando a coletividade Umbandista tornar-se mais culta e mais inteirada de sua própria Religião, saberá discernir na verdade, o que é o certo do errado.
Esse estado de coisas atuais, reflete não a ignorância apenas dos que assim procedem, mas o baixo nível de espiritualidade de toda a comunidade Planetária.
Quanto à Hierarquia dos Exus Guardiães, como trabalham, para quem trabalham, quais são as atividades próprias de cada um, e toda a temática sobre essas portentosas Entidades são ministradas em nossos Estudos Internos.
Aqueles que realmente se interessarem em saber como trabalham os Srs. Exus Guardiães, sugerimos a leitura da Obra de FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER psicografada pelo Espírito ANDRÉ LUIZ = “ AÇÃO E REAÇÂO “.
Na verdade, na Corrente Astral de Umbanda, Exu é o que mais polêmica e discussão produz entre os curiosos ou mesmo entre os integrantes dos Cultos Umbandistas.
Como já dissemos, o Sr. Exu nada tem de parecido com as famigeradas estátuas que são vendidas nas casas de artigos religiosos. Não negamos existirem entidades do submundo que se pareçam ou sejam até mais horrendas que as retratadas nessas imagens.
Exu, na realidade, é o GUARDIÃO DA LUZ PARA AS SOMBRAS, E DAS SOMBRAS PARA AS TREVAS, e é Ele quem combate as “entidades” que possuem as formas mais horrendas e esquisitas. Estes seres ainda encarcerados no mal, os quais são violentos, vingativos, e terrívelmente cruéis, são os chamados quiumbas. Porém, tais criaturas são atraídas de suas “covas” e “cavernas” do submundo astral pelas nossas próprias atitudes e sentimentos inferiores.
E como reconhecer um Exu de fato e de direito ??? Simples:
1 O verdadeiro Guardião não deixa seu médium torto, com esgares de ódio no rosto, não fica com os dedos em forma de garras e não se arrasta no chão.
2 Exu de Umbanda não fala palavrão, não é “doidinho” por marafo (pinga) e sangue, e não aceita entregas em encruzilhadas de ruas ou cemitérios. Quem aceita essas coisas nesses locais, são os já citados quiumbas, que são os que gostam de galo preto e galinha com farofa e tudo.
3 Exu de Umbanda não pode ser comprado com bagatelas e Exu nenhum de verdade aceita realizar trabalhos para matar alguém, ou prejudicar outrem.
Exu minha gente, é o EXECUTOR DA LEI DE AÇÃO E REAÇÃO, LEI KÁRMICA.
Por isso é preciso muito cuidado ao se pedir algo a Exu, pois quem não sabe o que pede, não sabe o que quer, e o que irá receber. E muito menos o que MERECE receber, pois Exu só trabalha com o consentimento de Entidades Superiores e única e exclusivamente dá alguma coisa a alguém se o merecimento deste alguém estiver de acordo com a Justiça Kármica.
Vale aqui lembrar que o Sr. Exu não julga ninguém, ficando isto restrito à condição dos SENHORES DO KARMA que coordenam toda a humanidade. Não veremos também um Exu questionando se o consulente tem merecimento ou não, dizendo que vai procurar saber com os Senhores do Karma...
Quando alguém chega à um Terreiro, já foi direcionado por Entidades que normalmente estão ligadas a Exu. Assim, embora o médium nem sempre dê condições ao Exu para se manifestar, o Sr. Exu já sabe o que é justo e de direito e procura orientar mesmo aquele que pediu as coisas mais desconexas, no sentido da reflexão e da compreensão das coisas maiores da vida.
O Sr. Exu não costuma ficar “filosofando” e vai direto ao assunto orientando e conduzindo aquilo que tem que ser feito, pois não é só esta a função de Exu.
Exu é, também o Agente da Magia, é Ele quem executa os processos mais sutis da Magia de Umbanda. Só por isso, já podemos entender que, para executar a Magia e a Justiça Kármica, não poderiam ser Entidades irresponsáveis e muito menos entidades inferiores.
Quanto aos nomes usados pelos Exus Guardiães, são os chamados “nomes de guerra”, sendo que essas Entidades apenas aguardam pacientemente que seus “médiuns” evoluam seus conceitos para que assim possam revelar-lhes seus verdadeiros nomes.
Existe um fator que tentaremos explicar-lhes agora.
Todos nós possuimos, na constituição de nossa mente, uma parcela do psiquismo que é denominada pela ciência oficial de inconsciente. Ou seja, quando estamos despertos (acordados), em estado de vigília, essa parcela inconsciente de nossa mente nesse estado, só se manifesta através de neuroses, atos falhos e lapsos de personalidade.
O Inconsciente se manifesta também através de sonhos, que é a hora em que ele aflora para descarregar um sem número de bloqueios que possuímos durante o dia, ou mesmo para liberar determinadas frustrações ou agitações do dia-a-dia.
Pois é exatamente nesse inconsciente que os Exus de Umbanda atuam aferindo e controlando esse particular para equilibrá-lo, ajustando os médiuns de Umbanda para que estes possam ter uma vida normal no dia-a-dia.
Está claro então que muitas das “incorporações” em alguns terreiros e determinadas manifestações estereotipadas de alguns médiuns se deve ao fato de estarem colocando para fora o inconsciente na hora da incorporação, liberando sua animalidade, sua violência, seus bloqueios e seus reclaques e frustrações.
É por isso que veremos médiuns incorporados com Exu grunindo como animais e ostentando os dedos em forma de garras; ou aqueles médiuns que incorporam Exu já querem incorporar logo o “exu-rei”, sendo que este - o médium vaidoso - humilha, manda e desmanda nos outros irmãos de terreiro.
Da mesma forma, é possível observar algumas irmãs de fé que dizem incorporar a Sra. Pomba Gira e se insinuam lânguidas e sensualmente aos consulentes e mesmo irmãos de terreiro, desfilando com taças de champanhe, adornadas de bijuterias e outros balangandans. Algumas diferentemente, saem falando palavrões cheias de vulgaridades libidinosas, quando não até partem para atividades sexuais em nome de Dona Pomba-Gira.
Mal sabem elas que a Sra. Pomba-Gira, incorporada realmente, pouco difere dos outros Exus, apenas tendo a voz macia e gestos mais lentos e delicados sem nunca serem “afetados”. Trabalha sempre muito responsavelmente e não raras vezes deixa de se indentificar passando despercebida entre os demais Exus.
Em muitos terreiros se compreende mal a Exu, e nas giras dedicadas a ele, existe um grande número de médiuns vestidos de preto e vermelho, com os homens grunindo como animais ferozes e as mulheres expondo seus encantos como em jogo de sedução entre animais
Toda esta distorção consciencional se deve única e exclusivamente ao fato desses médiuns estarem colocando para fora seu inconsciente tumultuado, e apesar disso, ainda assim, é como uma espécie de Terapia para os que assim procedem, pois estão, bem ou mal, procurando se melhorar e estão conseguindo.
Então vamos resumir o que até agora expusemos ao irmãos
1 Exu não é nenhum agente trevoso, não possui rabo, nem chifres, e não tem cor vermelha e nem pés de bode; quando incorporado nos terreiros o verdadeiro Exu nã se utiliza de capa, tridente, não come galinha e nem bebe até deixar seus “cavalos” sem condições de andar.
2 Exu de verdade não aceita entregas em encruzilhadas de ruas ou cemitérios. Preceito para Exu só são entregues em encruzilhadas de matas ou campinas, nunca se utiliza dos elementos pesados como o sangue, etc... Quem aceita entregas em encruzilhadas de ruas ou cemitérios são os seres desencarnados conhecidos como quiumbas, estes sim, têm aspecto semelhantes às estátuas vendidas em casas de artigos religiosos, sendo entidades violentíssimas e cruéis, ainda encarceradas nos grilhões da dor e da revolta.
3 Exu não é bom e nem mal. É essencialmente justo, ou seja, está diretamente ligado aos conceitos do “Quem deve paga, quem merece recebe”. Por isso, não existe aquela estória de se fazer amizade com Exu ou de barganhá-lo para se conseguir isto ou aquilo.
4 O verdadeiro Exu não se manifesta com esgares de ódio no rosto, nem com as mãos em formas de garras e não fala palavrão ou cospe no chão. As Sras. Pombas-Giras não se manifestam como prostitutas ou mulheres fáceis. As que assim procedem são as magas negras, as quais estouram a moral e o emocional dos “médiuns” de que se utilizam.
5 Partindo dos fatores anteriores podemos constatar que no caso das manifestações desconexas, o médium pode estar sofrendo três tipos de atuação:
a) de seu próprio Exu, que muitas vezes permite que seu médium ainda mantenha certos nomes por tradição aguardando a hora em que este despertará para as manifestações mais puras de seu Guardião. Pois Entidade nenhuma força seus filhos a fazerem o que não querem ou o que não entendem.
b) pode estar sendo vitíma da atuação de uma entidade trevosa, um quiumba ou um mago negro que este suposto médium atraiu para si provavelmente por causa de uma conduta não condizente com Entidades Superiores. Então o filho de fé perguntará: “Mas onde estava Exu que permitiu a atuação e a ligação do médium com esta entidade inferior ?” Ora, a resposta é a mesma da anterior= as Entidades de Luz nunca impedem que seus filhos façam o que acharem melhor. Por isso nunca interferirão nas escolhas morais de seus “cavalos”. É evidente que antes da queda deste médium seu “caboclo, seu pai velho, sua criança e seu exu guardião” lhe avisarão e lhe acertarão, mas como cada um escolhe o caminho que deseja trilhar...
c) o médium pode apenas estar incorporando o seu inconsciente atulhado de entraves, frustrações e traumas e colocando para fora tudo isso em nome de Exu, que do mesmo modo, pacientemente, aguarda que seu “cavalo” acorde para outras realidades. De certa forma tal aspecto é uma Terapia e com o tempo, se o médium for consciente e procurar se melhorar, constatará que seu Guardião e por sintonia, as outras Entidades que o acobertam se manifestarão com mais pureza e mais certeiramente, através das consultas mais positivas e certeiras.
d) Exu é serventia de Caboclo, Pai-Velho e Criança e exatamente por causa disto não faria sentido que viessem ao terreiro para fazerem o mal depois que as Entidades de mais Luz fizeram o Bem.