“O MUNDO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS QUE SÓ FAZEM FALAR. AGORA, QUANTOS ENTRE NÓS REALMENTE FAZEM O QUE FALAM"?
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
2013 Ano regido pelo planeta Saturno!
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Feliz Natal!
domingo, 11 de novembro de 2012
Você colabora com seu terreiro?
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
AS SETE LINHAS DE UMBANDA E SUAS INTERMEDIAÇÕES!
Sete linhas existem na umbanda. Este número reflete as verdades maiores de cima para baixo, das divinas dimensões onde habitam nossos mentores até aos seres mais baixos da escala evolutiva. No movimento umbandista as sete linhas são objeto de um sem número de confusões e mal-entendidos, que de forma simples procuraremos desvendar.
Devido a insistentes 'pedidos por carta’, novamente entraremos neste assunto, já abordado em números anteriores, para que possamos fixar a realidade das sete linhas de Umbanda, além de darmos “gancho" para que o leitor e irmão Umbandista possa se esclarecer melhor com relação a matéria a seguir, sobre as sete fases do movimento umbandista. Uma das primeiras dúvidas que surgem na mente do adepto umbandista é com relação as tão faladas sete linhas de Umbanda, pois existe uma grande confusão gerada em nosso meio devido a interpenetração de vários aspectos mitológicos, que foram por muitos mal interpretados.
Um destes é com relação ao sincretismo, pois muitos confundem o Orixá com o santo ao qual ele é sincretizado. Estamos dizendo que, por exemplo, São Jorge não é Ogum e Ogum não é São Jorge, assim como São Sebastião não é
Oxossi e více-versa. Os santos da Igreja' Católica foram homens, que como nós, um dia encarnaram no planeta, ao passo que o Orixá não. Estes são entidades altamente posicionadas na hierarquia celeste e nunca passaram pela Terra, como encarnados. Assistem por cima, dando direcionamento aos desígnios maiores de nossa coletividade
planetária.
Nós, Umbandistas, acreditamos existirem sete variantes espirituais por onde se manifestam todas as coisas e por onde tudo tem existência. Mas muitos irmãos perguntam:
como podem haver sete linhas comandadas por um Orixá, se sabemos existirem pelo menos 14 deles, segundo os nossos irmãos da Nação Africana? Estes 14 Orixás são: Orixalá, Yemanjá, Ogum, Oxossi, Ossâim, Iansã, Obaluaiê, Oxumaré, Xangô, Obá, Nanã, Ibeji, Oxum, Odudua.
Esqueceram-se do chamado "par vibratório", que é o que faz a linha. Esta é comandada por um Orixá feminino e por um Orixá masculino cada qual coordenando os atributos masculinos e os atributos femininos de milhares de seres debaixo de sua vibração.
Estes pares são:
ORIXALÁ - ODUDUA•
OGUM - OBÁ
OXOSSI - OSSÂIM
XANGÔ - IANSÃ
OBALUAIÊ - NANÃ
IBEJI - OXUM
YEMANJÁ – OXUMARÊ
Aqueles que conhecemos mitos que contam as histórias destes Orixás entenderão o porquê desta complementação. Ressaltamos que o mito não deve ser seguido ou compreendido a risca, ele deve ser interpretado à luz da razão e da lógica, pois muitos atributos expressos nessas lendas se referem não ao Orixá, que está longe de alguns aspectos humanos que nelas são descritos, mas antes às tendências comportamentais que definem o temperamento de seus filhos.
Para simplificar, chamamos as linhas apenas pelos nomes dos
Orixás Orixalá, Ogum, Oxossi,Xangô, Obaluaiê, Ibeji e Yemanjá.
Lembramos que os nomes Ibeji e Obaluaiê são atributos ou qualidades dos Orixás Yori e Yorimá, estes, seus verdadeiros nomes, vibrados e consagrados desde o início dos tempos.
Abaixo destes, existem os Orixás Menores, que são os guardiães das luzes divinas dos Sete Orixás citados acima. Dentro desta Hierarquia sagrada, abaixo dos Orixás Menores temos os Guias que são os refletores da luz e abaixo dos Guias, os Protetores que são os executores da luz. Esta hierarquia não é semelhante as hierarquias da Terra, onde o que conta é o despotismo e o desrespeito. É, antes, um vínculo de responsabilidade e amizade entre espíritos-irmãos. Quanto mais elevado o espírito, mais consciência ele tem disso e mais trabalhos ele realiza. Cada um dos Orixás menores faz intermediação de uma linha a outra, ou seja, ele cruza para outra linha como costumamos dizer em nossos terreiros. Daí vem a expressão de que um Caboclo tal é cruzado com 'Ogum
Xangô, etc,
Damos abaixo a relação dos 49 Orixás menores. Salientamos que estas entidades dificilmente incorporam. Quando o fazem, é porque encontraram um médium limpo de mente e espírito, que possa se afinizar com suas vibrações. Geralmente, eles enviam emissários Guias, ou Protetores, que podem se utilizar dos nomes do Orixá menor que os comanda. Igualmente, estes nomes usados pelas entidades são chamados "nomes de guerra", que apesar de terem equivalência vibratória em nosso plano, não são os reais nomes destes mentores.
São, em primeira instância, nomes usados para uma melhor assimilação pelos consulentes.
LINHA DE ORIXALÁ:
Caboclo Urubatão da Guia – Representante da Vibração Espiritual;
Caboclo Guaraci - Intermediário para Ogum;
Caboclo Guarani - Intermediário para Oxossi;
Caboclo Aimoré - Intermediário para Xangô;
Caboclo Tupi - Intermediário para Yorimá;
Caboclo Ubiratan - Intermediário para Yori;
Caboclo Ubirajara - Intermediário para Yemanjá.
LINHA DE OGUM:
Caboclo Ogum de Lei - Representante da Vibração Espiritual;
Caboclo Ogum Rompe-Mato - Intermediário para Oxossi;
Caboclo Ogum Beira-Mar - Intermediário para Xangô;
Caboclo Ogum de Malé - Intermediário para Yorimá;
Caboclo Ogum Megê - Intermediário para Yori;
Caboclo Ogum Yara - Intermediário para Yemanjá
Caboclo Ogum Matinata - Intermediário para Orixalá.
LINHA DE OXOSSI:
Caboclo Arranca Toco - Representante da Vibração Espiritual;
Caboclo da Cobra Coral - Intermediário para Xangô;
Caboclo Tupinambá - Intermediário para Yorimá;
Cabocla Jurema - Intermediária para Yori;
Caboclo Pena Branca - Intermediário para Yemanjá;
Caboclo Arruda - Intermediário para Orixalá;
Caboclo Araribóia - Intermediário para Ogum.
LINHA DE XANGÔ:
Caboclo Xangô Kaô - Representante da Vibração Espiriual;
Caboclo Xangô da Pedra Preta – Intermediário para Yorimá;
Caboclo Xangô 7 Cachoeiras - Intermediário para Yori;
Caboclo Xangô 7 Pedreiras - Intermediário para Yemanjá;
Caboclo Xangô da Pedra Branca – Intermediário para Orixalá;
Caboclo Xangô 7 Montanhas – Intermediário para Ogum;
Caboclo Xangô Agodô – Intermediário para Oxossi.
LINHA DE YORIMÁ:
Pai Guiné – Representante da Vibração Espiritual;
Pai Congo D’Aruanda – Intermediário para Yori;
Pai Arruda – Intermediário para Yemanjá;
Pai Tomé – Intermediário para Orixalá;
Pai Benedito – Intermediário para Ogum;
Pai Joaquim - Intermediário para Oxossi;
Vovó Maria Congá – Intermediária para Xangô.
LINHA DE YORI:
Tupanzinho – Representante da Vibração Espiritual;
Yariri – Intermediário para Yemanjá;
Ori – Intermediário para Orixalá;
Yari – Intermediário para Ogum;
Damião – Intermediário para Oxossi;
Doum – Intermediário para Xangô;
Cosme – Intermediário para Yorimá.
LINHA DE YEMANJÁ:
Cabocla Yara – Representante da Vibração Espiritual;
Cabocla Estrela do Mar – Intermediária para Orixalá;
Cabocla do Mar – Intermediária para Ogum;
Cabocla Indaiá – Intermediária para Oxossi;
Cabocla Iansã – Intermediária para Xangô;
Cabocla Nanã Buruquê – Intermediária para Yorimá;
Cabocla Oxum – Intermediária para Yori.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Os 7 Orixás!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Orixás!
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Capa da 1ª edição do livro "Umbanda de Todos Nós" by W.W. da Matta & Silva de 1956.
W. W. da MATTA E SILVA
O Movimento Umbandista teve dois eventos importantes: o primeiro, no final do século XIX, com o Caboclo Curuguçu e o segundo, na primeira metade do século XX, com Zélio de Moraes e o Caboclo das Sete Encruzilhadas. O evento do Caboclo das Sete Encruzilhadas trouxe para os umbandistas a parte prática da Umbanda. Era o primeiro passo para o abarcamento geral, não havendo preparo da grande maioria da massa umbandista para receber os ensinamentos esotéricos da Doutrina. No entanto, devemos ressaltar que isso já estava previsto e alguns dos médiuns preparados pelo Chefe já sabiam do fato.
No livro de João Severino Ramos, 1953, editado pela Tenda Espírita São Jorge, encontramos o seguinte:
Um movimento de aglutinação se opera entre as agremiações de Umbanda. Busca-se um denominador comum para todos. Caminha-se a largos passos para uma necessária uniformização das normas de trabalho, no que elas possuem de fundamental. Delineia-se, em nítidos contornos, a estrutura de uma doutrina que nos revelará, afinal, a Umbanda Esotérica: os tempos são chegados.
Na década de 1950 ocorreu o terceiro evento importante do Movimento Umbandista por meio de W.W. da Matta e Silva, Mestre Yapacani, que além de revolucionar conceitos doutrinários da Umbanda praticada até então, possibilitou através da sua mediunidade, as manifestações do Pai Guiné, o terceiro grande enviado do Astral para direcionar o Movimento Umbandista. Vejamos então quem foi este homem que, por meio de sua mediunidade e nove obras literárias, modificou substancialmente os aspectos doutrinários da Umbanda.
Woodrow Wilson da Matta e Silva nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 28 de julho de 1917 e foi, com a família, para o Rio de Janeiro aos 5 anos de idade. Entre 12 e 13 anos passou a experimentar as primeiras manifestações mediúnicas (algumas visões). A primeira manifestação ocorreu quando tinha 16 anos, incorporando o Preto-Velho Pai Cândido. Nessa fase da vida trabalhava como auxiliar de um jornal do Rio de Janeiro e residia no centro da cidade.
Nas noites de quinta-feira, realizava sessões mediúnicas, incorporando Pai Cândido, para atender as pessoas da república onde morava. Diversas vezes programou atividades profanas para quinta-feira, porém Pai Cândido se manifestava mostrando a ele a sua tarefa para com as pessoas, que aguardavam essa noite para serem consultadas.
Aos 17 anos passou a visitar alguns terreiros de Umbanda em busca de um lugar para trabalhar mediunicamente. O Preto-Velho, entretanto, pedia que ele tivesse paciência e dizia que ele teria sua própria casa espiritual.
Aos 21 anos passou a residir no bairro da Pavuna, onde montou seu primeiro terreiro. A partir de 1954, Pai Guiné se manifestou e deu direcionamento a sua mediunidade. Nessa época, recebeu dessa Entidade a mensagem Sete Lágrimas de Pai-Preto, conhecida pela maioria dos umbandistas. Essa mensagem mostra a realidade do cotidiano de um terreiro e as diferentes consciências que a ele acorrem, procurando auxílio espiritual. Ainda nesse ano passou a escrever para o Jornal de Umbanda localizado à Rua Acre, 47, 6o andar, sala 608.
Iniciou também a obra que mostrava uma nova visão da Umbanda. Nessa época teve vários transes mediúnicos em que se via numa grande mesa, onde em uma das extremidades havia um Velho Pajé que folheava um grande livro. Próximo dele, algumas Entidades Espirituais discutiam o momento propício para a publicação do livro. Decidiram então, que a hora oportuna havia chegado e, em 1956, essa fabulosa obra foi trazida a público.
Umbanda de Todos Nós foi lançado, às expensas do autor, pela Gráfica e Editora Esperanto, localizada na época, à Rua General Argolo, 130, Rio de Janeiro. A primeira edição saiu com 3.500 exemplares e rapidamente se esgotou. A partir da segunda edição a obra foi lançada pela Livraria Freitas Bastos. Atualmente, oito das suas nove obras são publicadas pela Ícone Editora. A sua família não permitiu a reedição do livro Macumbas e Candomblés na Umbanda.
Umbanda de Todos Nós agradou a muitos umbandistas, que nela encontraram os verdadeiros fundamentos em que se podiam escudar, principalmente nos aspectos mais puros da Doutrina. Entretanto, esta obra incomodou muitos seres encarnados e desencarnados ligados ao astral inferior, principalmente os pretensos lideres umbandistas da época e de todos os tempos, interessados no comércio de ilusões.
O ataque incessante sobre a obra serviu apenas para divulgá-la. Esse fato propiciou a ira de seus inimigos que começaram a atacar o médium por meio da magia negra. Nessa batalha astral, as sombras e as trevas recorreram a todos os meios agressivos e contundentes disponíveis, arrebanhando para suas fileiras de ódio e discórdia tudo o que de mais nefando encontrassem, encarnados ou desencarnados.
Esses ataques atingiram sua esposa, Dona Carolina da Silva, e seus filhos Ubiratan e Eluá. Muitas vezes balançou, mas não caiu. Uma boa parte de seus perseguidores sofreu a cobrança cármica da Lei. Esses fatos causaram muita tristeza a Matta e Silva, que recebeu permissão do Astral para interromper temporariamente o seu trabalho para restaurar suas forças.
Diversas vezes comentava que só não tombou porque Oxalá não quis. Após o recesso, Pai Guiné assumiu toda a responsabilidade pela manutenção e reequilíbrio espiritual de seu filho, para em seguida orientá-lo na elaboração de mais uma obra. Por intermédio da Gráfica e Editora Esperanto publicou Umbanda: Sua Eterna Doutrina, com conceitos esotéricos nunca divulgados. Esta obra agradou os estudiosos e intelectuais, porém não logrou boa aceitação pela maioria dos umbandistas da época. Para complementar e ampliar os conceitos tratados nesse livro, publicou, em seguida, o livro Doutrina Secreta da Umbanda que também agradou a muitos umbandistas.
Apesar de suas obras serem lidas e estudadas pelos adeptos e estudiosos do Ocultismo, seu terreiro em Itacuruçá era frequentado por pessoas simples e humildes que nem imaginavam ser Matta e Silva um escritor renomado do meio umbandista.
Em seu Santuário junto à natureza, escreveu outro livro importante: Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de um Preto-Velho, obra mediúnica que apresenta um profícuo diálogo entre um discípulo, Cícero e um Preto-Velho. Essa obra apresenta uma linguagem mais simples para a maioria dos umbandistas.
O Terreiro do Pai Guiné, em Itacuruçá, estava sempre lotado. Ali eram atendidas pessoas da região e de locais distantes do Brasil. Nessa casa espiritual, os problemas do ser humano eram tratados à luz da razão e da caridade. Durante 10 anos, W.W. da Matta e Silva atendeu pessoas da localidade e das ilhas próximas, ministrando medicamentos vegetais e alopatias simples que ele mesmo comprava no Rio de Janeiro.
Prosseguindo em sua missão, escreveu seu quinto livro: Mistérios e Práticas da Lei de Umbanda onde explica, com linguagem simples e acessiva, as raízes da Umbanda, aprofundando-se no sincretismo dos Cultos Afro-Brasileiros. Em seguida, publicou a sexta obra: Segredos da Magia da Umbanda e Quimbanda onde fez uma abordagem da Magia Etéreo-Física e revelou, de forma simples e prática, alguns rituais da Magia de Umbanda.
Sua sétima obra: Umbanda e o Poder da Mediunidade explica a necessidade da restauração da Umbanda no Brasil, mostrando suas verdadeiras origens. Aborda ainda, aspectos importantes da Magia.
Em 1969, publicou o livro que sintetizava os sete anteriores: Umbanda do Brasil, esgotado seis meses após o lançamento. Em 1975, Matta e Silva lançou sua última obra: Macumbas e Candomblés na Umbanda, onde fez o registro das vivências místicas e religiosas dos denominados Cultos Afro-Brasileiros, mostrando os graus de consciência de seus praticantes, nos níveis mais populares da Umbanda.
Vejamos dois trechos das páginas iniciais de Umbanda de Todos Nós:
Meus irmãos espirituais...jamais esqueceremos o dia dois de abril de 1958 às 14:15 horas, hein? Com um pito e três baforadas trouxe o velho G...hein? Wanda...lembras? Oh, que sublime intuição e proteção a tua, naquele instante crucial, minha irmã! Como a “coisa” pegou fogo, daí por diante. Assim, dedico-lhes esta página, para que saibam que jamais esqueci um só minuto, a nossa passada e presente amizade, da qual, deram provas, em carinho e dedicação, durante o tempo que privamos, testemunhando juntos...naquela luta de março a junho de 1959...
Nesta página o mais sincero dos meus “saravá” para o digno confrade e amigo capitão JOSÉ ALVARES PESSOA, Presidente e Diretor de Doutrina da Tenda São Jerônimo.
A este umbandista de fibra, pela sinceridade com que emitiu o conceito abaixo sobre esta obra, quando por ocasião do lançamento da 1a edição – o mais fraterno dos meus “saravá”...
Sendo o primeiro que, desassombradamente e por escrito assim procedeu, causou-me singular satisfação, visto que, em sã consciência ninguém lhe pode negar autoridade, fruto dos profundos conhecimentos que tem sobre o movimento externo e interior da Umbanda, revestidos pela sua cultura e pela experiência de mais de 30 anos, como militante, nesse meio.
Matta e Silva era muito humano e avesso a mitificação e a mistificação de sua pessoa. Era muito sensível e possuía personalidade forte, acostumado que estava a enfrentar as lutas da própria vida. Era muito inteligente e tinha os sentidos muito apurados. Mas era um ser solitário, apesar de estar sempre rodeado por muitas pessoas. Seu espírito voava, interpenetrando as causas dos sofrimentos e mazelas das humanas criaturas. Para todos tinha uma palavra amiga e individual. Não tratava problemas, tratava almas. E, assim, tinha para cada ser humano um modo de agir, segundo o seu grau de consciência.
Era incrível na mediunidade. Seu famoso copo da vidência, apresentava nuances tridimensionais. Em perfeita ligação fluídica com Pai Guiné ou Caboclo Juremá, revelava mensagens importantes do Astral e diversos fenômenos magísticos. Seu terreiro, uma construção simples e humilde, em um prédio de 50 m2, denominava-se TENDA DE UMBANDA ORIENTAL (T.U.O.), verdadeira Escola de Iniciação de Umbanda Esotérica de Itacuruçá, na Rua Boa Vista, 117 no bairro Brasilinha.
Durante 50 anos de incessante trabalho mediúnico, nunca se curvou aos ataques do submundo astral. Sua palavra e sua escrita foram armas fiéis defensoras da verdadeira Umbanda.
Vejamos um trecho da sua introdução de sua obra Umbanda do Brasil
“Nós jamais tivemos a pretensão de querer impor uma sistemática doutrinária “da nossa Umbanda de elite” a presunçosos “Chefetes de Terreiro” manipulados por quiumbas e tampouco a “psudobabalaôs” analfabetos, chafurdados no meio vibratório grosseiro que criaram, cheirando a pipoca, sangue e galo preto. Desses que se multiplicam por toda a parte, ostentando “diplomas” de fontes escusas, a fim de fazerem da Umbanda uma industriazinha rendosa...De conluio com certas “casas” que vendem artigos religiosos de Umbanda.
Tampouco jamais esperamos influir e muito menos aceitar a “linha doutrinária” dessas pseudo-organizações de “cúpula” ditas Uniões, Confederações etc – pois cada uma tem seu “dono” enquistado e cercado de sua camarilha.
Nós somos, realmente intransigentes em nosso ideal e no cumprimento da tarefa que recebemos de caboclo e preto-velho de verdade, e estamos dentro de uma conscientização que não teme nada, quando se faz preciso defender a Sagrada Corrente Astral de Umbanda. E não importa continuemos sozinho – há mais de 20 anos – nessa luta até o fim de nossos dias terrenos. Outros surgirão e retomarão o encargo.
Continuaremos escrevendo, elucidando e combatendo a astúcia dos espertalhões e de certos “visionários”, uns até de formação iniciática ou esotérica consolidada em outros setores e que pretendem arreglar o meio umbandista para fins ocultos... Isto é, políticos, arvorando-se até em “juízes” dos fundamentos da Sagrada Umbanda, como se nós – iniciados dela – déssemos “bola” para esse tipo de capatazes do “esoterismo, orientalismo e teosofismo” que se achegaram com a tola pretensão de nos dar lições.”
A década de 1960 foi um período difícil para o Movimento Umbandista, em virtude do enxovalhamento que certos programas de televisão, jornais e revistas fizeram às entidades umbandistas. Os “diretores” e “presidentes” de tais Federações e Uniões contemplavam tal afronta covardemente, sem levantar um dedo para defender a sua religião.
Em 1967, as importantes revistas Realidade, O Cruzeiro e Fatos e Fotos publicaram reportagens sobre o conhecido médium mineiro Zé Arigó, enaltecendo as “suas maravilhosas” curas e cirurgias espirituais por meio de seu mentor, chamado Dr. Fritz. As vantagens financeiras passaram a envolver o médium, através de milhares de receitas mensais, que implicavam em um maior consumo de medicamentos de determinados laboratórios.
Essas reportagens traziam, além da fotografia do Sr. Arigó, um enorme cartaz pregado na parede e que dizia: Espiritismo de Kardec, sim! Umbanda e Macumbas que não curam e causam doenças, não! Nada de Terreiros. Ass: Dr. Fritz.
Vejamos o que dizia Matta e Silva sobre o assunto:
“Que fizeram esses pseudolideres, esses “donos” de Organizações da “cúpula” umbandista, diante disso; Nada! Absolutamente nada! Ficaram a “ignorar”, uns cinicamente, outros “inocentemente”, semelhante achincalhe. Suportaram tudo, agachados, de quatro pés, silenciosamente. Engoliram a moral umbandista – “com caboclo, preto-velho, Orixá e tudo”...Ah! fariseus! É por essas e por outras que eles não toleram o tal do Matta e Silva...
E quando surgimos (a convite) num famoso programa de televisão – Show Sem Limite – inicialmente na TV Rio, depois na TV Tupi – (outubro e novembro de 1967) debatendo vários assuntos, entrando até na polêmica, pois visava sempre elucidar sobre a Umbanda e fizemos a sua defesa, desassombradamente, desafiando duramente o tal Arigó (ou o Dr. Fritz) a que viesse provar aquela indignidade (definindo o que ele entendia por Umbanda), agitando e apaixonando o meio umbandista digno, consciente, sincero, foi o que aceitamos tomar contatos no citado meio.
Nessa circunstância recebemos o apoio direto de alguns irmãos umbandistas, que julgamos dignos, sinceros, assim como o Dr. Henrique Landi e outros, e muito especialmente o digno Deputado Áttila Nunes.
Com esse confrade e valoroso umbandista, através de seu programa radiofônico Cânticos de Umbanda – Melodias de Terreiro, pela Rádio Rio de Janeiro, debatemos a questão, em longas entrevistas, intimando os responsáveis para que tirassem dali – do “Gabinete de Curas” do Sr. Arigó – aquela tabuleta, o que foi feito, segundo comunicações e retratações posteriores, por carta e jornais...
Mas não foi só isso! Certos outros “lideres” que tinham o dever moral de já terem feito de alguma forma o que nos coube fazer (pois alguns deles tem coluninha fixa em jornais), em vez de se acercarem nesse objetivo, o que acharam de fazer, nessa ocasião foi babarem as peçonhas da inveja e do despeito, “assombrados”, pensando que pretendêssemos tomar de “assalto” a tal “liderança” deles, no dito meio – desse mesmo que jamais tiveram a dignidade nem a convicção de defender, mesmo que o fizessem “com pipoca, dendê e galo preto... que é o que sabem fazer e ensinar.
A esses despeitados tradicionais aqui vai um bom tranquilizante: não se assustem!
Entre o Matta e Silva e eles, nunca haverá um denominador comum. Conhecemos vocês muito bem. Sabemos o que fazem pelo que doutrinam e usufruem.. Jamais pretendemos ser o “dono” de organizações saturadas de ebó e da menotoxina dessas “babás do santo rebolado” e nem desses “babalaôs deslumbrados, vigaristas, feitinhos no Kêto – filhinhos de Yansã, de olhares de peixe morto...”
Agora, essa que temos há anos de defender – a dignidade da verdadeira Corrente Astral de Umbanda – essa é a nossa mesma. Dessa liderança moral, intelectual, espiritual, não abrimos mão, nem de uma só vírgula, para arreglos espúrios; nem ontem, nem hoje, nem amanhã...
Portanto, continuaremos influenciando o meio umbandista evoluído, através de nossas obras, conforme já é um fato inegável, na certeza de que cada vez mais crescerá o número dos que estão se elucidando nelas “.
O “Velho Matta” desencarnou em 17 de abril de 1988, em Jacarepaguá. Durante 25 anos visitou mais de 600 Terreiros para poder relatar, em suas obras, o que se passava no seio do Movimento Umbandista. Trouxe à luz os aspectos esotéricos da Umbanda que, infelizmente, é praticada na atualidade por poucos Terreiros.
quarta-feira, 21 de março de 2012
2012 - Ano do Dragão by Horóscopo Chinês!
2012 o Ano do Dragão
O Ano Novo chinês 4710 ou 2012 no calendário ocidental é o Ano do Dragão, que representa o 5º ano no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Governado pelo elemento Água, cor preta, polaridade Yang, terá início em 04 de fevereiro até 09 de fevereiro 2013. Será um ano de poder, dinheiro e negócios.
O elemento água ressalta as lideranças, as inovações, a sensibilidade às necessidades dos outros e a diplomacia. O Dragão Água é mais pacífico e age com sabedoria, diferentemente dos outros Dragões de Terra, Metal, Fogo e Madeira. Na China, o Dragão Celestial simboliza a potência e a benevolência, por isso os anos do Dragão são considerados benéficos para obter dinheiro com mais facilidade, podendo impulsionar a economia mundial e as fortunas individuais.
O Dragão Água é um grande negociador de sucesso, adepto de marketing, que sabe aplicar sua força quando é necessário. Algumas vezes, esse Dragão estabelece grandes projetos mas não realiza uma boa estrutura que possa suportar as suas ideias. No entanto, é notado por sua calma, seu equilíbrio que combina lógica com muita criatividade.
É um visionário que sabe angariar simpatia e apoio dos outros em seus projetos. Nos anos do dragão evidenciam-se as profissões de analistas de sistemas, inventores, engenheiros, arquitetos, advogados, filósofos, psicanalistas, corretores, gestores, agentes de publicidade, as forças armadas, ativistas e políticos.
A influência do Dragão de Água em 2012 aumentará a probabilidade de sucesso para aqueles que apostarem no progresso e na produção de tecnologias, um desafio para todas as corporações do mundo. A conservação de energia natural, a proteção ambiental, o uso de recursos dos mares e das águas serão renovadas em 2012. As virtudes do Dragão Água é de harmonia e longevidade, entretanto, não devemos manter excessivas expectativas, o que poderia nos levar ao fracasso.
Também favorece o casamento, as uniões, as sociedades e o nascimento de filhos. Muitos casais na China planejam seus filhos para nascerem sob o signo do Dragão, pois este é o signo que dá liderança e sucesso nos negócios. Entretanto, o espírito do Dragão é indomável e tem tendência a tornar tudo maior, exagerar ou fazer grandes apostas. O Dragão é um grande apostador e não joga para perder. Este é um ano para bons empreendimentos, desde que não vejamos as coisas melhores do que são. O Dragão pode nos estimular a ultrapassar os limites da prudência nos gastos.
Este é um ano em que devemos moderar o nosso entusiasmo e usar de muita prudência. Embora o Dragão seja afortunado e traga sorte, também pode nos levar à derrota devido aos nossos erros de avaliação. Da mesma forma que amplia o sucesso pode ampliar os fracassos. Este será um ano de grandes surpresas mas também a atmosfera do Dragão pode nos surpreeender com sua força. Pode ser um ano de revoltas contra às restrições.
No Oriente, o dragão simboliza o imperador ou o grande macho. Representa o poder, padrões elevados e perfeição. O poderoso dragão não admite contestação e tende a intimidar aqueles que ousam desafiá-lo. Apesar do seu temperamento forte, pode ser um grande aliado desde que se respeite as suas regras. Simbolo do poder e da riqueza, segundo a lenda, o dragão surge do interior da terra para amedrontar a humanidade.
Os anos do Dragão são de grandes realizações mas também podem ser marcados pelo medo. O último ano ano do Dragão em 2000 foi marcado pelo medo do colapso tecnológico, o bug do milênio, que trouxe grande expectativa ao mundo. Isso justifica o medo das profecias maias e outras para 2012. Se suas expectativas tendem mais para o desastre, então você pode esperar tsunamis, furacões e extremas mudanças climáticas. No entanto, se as expectativas se focarem em algo construtivo, é certeza de que você terá um ano de muitas realizações. pois a vida tem tendência a atender às nossas expectativas.
domingo, 11 de março de 2012
Hierofantes na Umbanda?!?
HIEROFANTES NA UMBANDA?!?
Para o leitor que não sabe, o termo “Hierofante” era usado, na antiguidade, para designar os altos sacerdotes egípcios e gregos. Atualmente se aplica aos grandes iniciados, assim como os sacerdotes das religiões modernas, à exemplo do Papa, assim como em algumas Ordens esotéricas seus líderes são chamados de Grandes Hierofantes.
O dicionário Houaiss, além da óbvia referência ao líder da Igreja de Roma, nos ensina que o termo significa “expositor de mistérios sagrados; cultor de ciências ocultas; adivinho“. Mas, em termos práticos, o Hierofante é o mais Alto Iniciado, aquele que, de acordo com Pierre Weil, na significação antiga, deve unir as diferentes pessoas e coordenar esforços, lançar pontes em todas as direções.
Hierofania é a tomada, pelo homem, do conhecimento do sagrado, pois este se manifesta, se mostra, como qualquer coisa diferente do profano.
A história humana é pontuada por hierofanias: em todas as culturas encontramos o caráter sacro atribuído a montanhas, astros, rios, plantas, pessoas, coisas, lugares, eventos da vida humana. Conforme Eliade, há um paradoxo em toda hierofania, pois, quando um objeto manifesta o sagrado, ele se torna outra coisa sem, contudo, deixar de ser ele mesmo.
O termo Teofania vem da língua grega, composto por dois vocábulos, Theós, “Deus” e phaneroô, “aparecer”. Isto é, Teofania é o termo utilizado para descrever alguma manifestação visível de Deus, na forma que Ele quiser.
Alguns eruditos, definem Teofania como uma manifestação de Deus aparecendo, seja em forma humana, seja através de fenômenos da natureza grandiosos e impressionantes. Em sua essência, Teofania é um termo teológico que serve para indicar qualquer manifestação temporária e normalmente visível de Deus.
Por conseguinte, é preciso se distinguir de forma enfática que há uma grande diferença entre a Teofania (que é uma manifestação temporária) e a Encarnação (que é uma manifestação permanente).
Em termos bíblicos (à título de ilustração), podemos citar o episódio da sarça ardente, onde Deus fala à Moisés (Êx 3:2-6), a jumenta que fala com Balaão (Num 22:22-41), anunciação e concepção de Isaque (Gens 21:1-5), destruição de Sodoma e Gomorra (Gen 19:1-29), dentre outra dezenas de passagens, incluso a anunciação do nascimento de Cristo e a concepção de Maria.
Atente-se, caro leitor, para a definição de “Hierofante” dada por Pierre Weil, porque você, se acompanha tudo o que vem acontecendo nos últimos anos no Movimento Umbandista, está vendo o surgimento de “Grandes Hierofantes na Umbanda“.
Este tipo de argumento é típico de seguidores de SEITAS, que não conseguem enxergar um palmo além do seu entupido nariz e acha um absurdo alguém ir contra as idéias do seu alvo de adoração e veneração. É o mesmo argumento falacioso, estúpido, sem sentido, que vemos seguidores do INRI Cristo, Reverendo Moon, Bispo Macedo, dentre outros PICARETAS utilizando.
Em verdade, até aceito a alcunha de “Profetas do Caos“, visto que estou mostrando, quase que diariamente, os sinais de como as coisas estão indo mal, como os tempos no movimento umbandista são difíceis e perigosos, muito mais do que já foram há anos atrás, onde as armas usadas eram a calúnia e a difamação contra quem, ousasse levantar a voz contra os poderosos.
Se Matta & Silva fosse vivo, jamais permitiria alguém chama-lo de Hieorofante, pois sabemos muito bem que era merecedor de tal título, mas sempre nos passou as lições de Caridade, Amor, Fraternidade e União e como denomina-lo Hierofante, se o dom de Ensinamento, Luz e Sabedoria era enviado pelo seu guia Pai Guiné, um Pai Velho Hierofante?!?
Há uma turminha por ai que se auto-intitulam Hierofantes que mais pareçem ser Elefantes, influenciados por outros pseudos Hierofantes/Elefantes que se encontram num “Ostracismo Decadente”, provocado por sua ações nefastas de abusos da Lei de Salva (cobrança abusiva financeira) e inúmeras atrocidades cometidas a humildes vítimas nos extintos terreiros os quais foram responsavéis.
O mais grave ainda é querer passar a imagem de “Filhos legítimos iniciados de Matta & Silva”, que receberam a autorga do espírito de Pai Guiné para lançar pontos de luzes nesses “Brasis”, alimentando a Cisão, Calúnia e Destruição da Imagem de pessoas que apesar das anomalias recentes e antigas provocadas por tais filhos iniciados do pobre velho Matta & Silva, continuam fazendo uma Umbanda Digna, Coesa e Fraterna que mantem a “Luz” acesa constante em seus terreiros para que as “Trevas” não venham apagar a “Chama Viva” do Aumbhamdam!
Um velho ditado é conhecido e é dever de todos nunca esqueçerem:
“Quem fala mal dos outros com certeza um dia falará mal de você também”!
Orai e Vigiai sempre, pois os tempos do “Culto ao Ego” estão exarcebados ao extremos nesses tempos de “Big Brothers”.
E finalizando basta ver com olhos mais frios a vida desses tais “pseudos Hierofantes” do passado se a espiritualidade permitiria tais desatinos. Quem possui o tal “Titulo”, não reclama da vida, não tem problemas familiares, não passa dificuldades econômicas e provações constantes em suas vidas, não é verdade? (rs).
Só é Cego aquele que não quer ver!!!
domingo, 26 de fevereiro de 2012
O Mel e a Cura!
MEL E A CURA
Qual é o único alimento que não estraga?
O mel de abelhas.
A mistura de Mel e Canela cura a maioria das doenças.
O mel é produzido em quase todos os países do mundo.
Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em
doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.
A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.
DOENÇAS DO CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e geléia
Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes.
O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, descobriu-se que o mel com canela revitaliza as Artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.
PICADAS DE INSETOS:
Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canelaem pó.
Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.
ARTRITE:
Misturar: uma xícara de água morna com duas colheradas de mel uma colherzinha de canelaem pó.
Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.
Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canelaem pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente.
Um mês depois todos os pacientes estavam livres da
dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já caminhar.
PERDA DE CABELO:
Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma Pasta de azeite de oliva o mais quente que resistir uma colherada de Mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo.
Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na sua cabeça somente 5 minutos.
INFECÇÕES DE RINS:
Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.
DOR DE DENTES:
Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco
colherzinhas de mel e aplicar no dente que está doendo, Repita pelo menos três vezes ao dia.
COLESTEROL:
Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve tomar-se três vezes ao dia, isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol
O mel de abelhas.
A mistura de Mel e Canela cura a maioria das doenças.
O mel é produzido em quase todos os países do mundo.
Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em
doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.
A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.
DOENÇAS DO CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e geléia
Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes.
O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, descobriu-se que o mel com canela revitaliza as Artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.
PICADAS DE INSETOS:
Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela
Faça
ARTRITE:
Misturar: uma xícara de água morna com duas colheradas de mel uma colherzinha de canela
Beber
Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canela
Um mês depois todos os pacientes estavam livres da
dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já caminhar.
PERDA DE CABELO:
Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma Pasta de azeite de oliva o mais quente que resistir uma colherada de Mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo.
Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na sua cabeça somente 5 minutos.
INFECÇÕES DE RINS:
Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.
DOR DE DENTES:
Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco
colherzinhas de mel e aplicar no dente que está doendo, Repita pelo menos três vezes ao dia.
COLESTEROL:
Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve tomar-se três vezes ao dia, isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol
RESFRIADOS:
Para curar completamente sinusites, tose crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel com 1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência.
A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, Fortalece o Sistema de Imunidade, e alivia a indigestão.
VELHICE:
Também evita os estragos da idade quando se toma
regularmente. .
Misture uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá quando amornar coloque quatro colheradas de mel, e beba 1/4 de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave, e diminui os sintomas da idade avançada.
Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos
pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.
PERDA DE PESO:
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de
tomar café, beba Mel com canela numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.
DOR DE GARGANTA:
Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de Vinagre de Sidra.
Para curar completamente sinusites, tose crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel com 1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência.
A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, Fortalece o Sistema de Imunidade, e alivia a indigestão.
VELHICE:
Também evita os estragos da idade quando se toma
regularmente. .
Misture uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá quando amornar coloque quatro colheradas de mel, e beba 1/4 de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave, e diminui os sintomas da idade avançada.
Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos
pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.
PERDA DE PESO:
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de
tomar café, beba Mel com canela numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.
DOR DE GARGANTA:
Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de Vinagre de Sidra.
Obs.: MEL não deve ser fervido, perde muito o valor das substancias curativas.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Verdades nossas de cada dia.
* O lixo Big Brother. Bispo da Igreja se manifesta sobre programa.
Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju-SE
A situação é extremamente preocupante: no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação. Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.
Na telinha, tudo é permitido, tudo é bonitinho, tudo é novidade, tudo é relativo! Na telinha, a vida é pra gente bonita, sarada, corpo legal… A vida é sucesso, é romance com final feliz, é amor livre, aberto desimpedido, é vida que cada um faz e constrói como bem quer e entende! Na telinha tem a Xuxa, a Xuxinha, inocente, com rostinho de anjo, que ensina às jovens o amor liberado e o sexo sem amor, somente pra fabricar um filho… Na telinha tem o Gugu, que aprendeu com a Xuxa e também fabricou um bebê… Na telinha tem os debates frívolos do Fantástico, show da vida ilusória… Na telinha tem ainda as novelas que ensinam a trair, a mentir, a explorar e a desvalorizar a família… Na telinha tem o show de baixaria do Ratinho e do programa vespertino da Bandeirantes, o cinismo cafona da Hebe, a ilusão da Fama… Enquanto na realidade que ela, a satânica telinha ajuda a criar, temos adolescentes grávidas deixando os pais loucos e a o futuro comprometido, jovens com uma visão fútil e superficial da vida, a violência urbana, em grande parte fruto da demolição das famílias e da ausência de Deus na vida das pessoas, os entorpecentes, um culto ridículo do corpo, a pobreza e a injustiça social… E a telinha destruindo valores e criando ilusão…
E quando se questiona a qualidade da programação e se pede alguma forma de controle sobre os meios de comunicação, as respostas são prontinhas: (1) assiste quem quer e quem gosta, (2) a programação é espelho da vida real, (3)controlar e informação é antidemocrático e ditatorial… Assim, com tais desculpas esfarrapadas, a bênção covarde e omissa de nossos dirigentes dos três poderes e a omissão medrosa das várias organizações da sociedade civil – incluindo a Igreja, infelizmente – vai a televisão envenenando, destruindo, invertendo valores, fazendo da futilidade e do paganismo a marca registrada da comunicação brasileira…
Um triste e último exemplo de tudo isso é o atual programa da Globo, o Big Brother (e também aquela outra porcaria, do SBT, chamada Casa dos Artistas…). Observe-se como o Pedro Bial, apresentador global, chama os personagens do programa: “Meus heróis! Meus guerreiros!” – Pobre Brasil! Que tipo de heróis, que guerreiros! E, no entanto, são essas pessoas absolutamente medíocres e vulgares que são indicadas como modelos para os nossos jovens!
Como o programa é feito por pessoas reais, como são na vida, é ainda mais triste e preocupante, porque se pode ver o nível humano tão baixo a que chegamos! Uma semana de convivência e a orgia corria solta… Os palavrões são abundantes, o prato nosso de cada dia… A grande preocupação de todos – assunto de debates, colóquios e até crises – é a forma física e, pra completar a chanchada, esse pessoal, tranqüilamente dá-se as mãos para invocar Jesus… Um jesusinho bem tolinho, invertebrado e inofensivo, que não exige nada, não tem nenhuma influência no comportamento público e privado das pessoas… Um jesusinho de encomenda, a gosto do freguês… que não tem nada a ver com o Jesus vivo e verdadeiro do Evangelho, que é todo carinho, misericórdia e compaixão, mas odeia o fingimento, a hipocrisia, a vulgaridade e a falta de compromisso com ele na vida e exige de nós conversão contínua! Um jesusinho tão bonzinho quanto falsificado… Quanta gente deve ter ficado emocionada com os “heróis” do Pedro Bial cantando “Jesus Cristo, eu estou aqui!”
Até quando a televisão vai assim? Até quando os brasileiros ficaremos calados? Pior ainda: até quando os pais deixarão correr solta a programação televisiva em suas casas sem conversarem sobre o problema com seus filhos e sem exercerem uma sábia e equilibrada censura? Isso mesmo: censura! Os pais devem ter a responsabilidade de saber a que programas de TV seus filhos assistem, que sites da internet seus filhos visitam e, assim, orientar, conversar, analisar com eles o conteúdo de toda essa parafernália de comunicação e, se preciso, censurar este ou aquele programa. Censura com amor, censura com explicação dos motivos, não é mal; é bem! Ninguém é feliz na vida fazendo tudo que quer,ninguém amadurece se não conhece limites; ninguém é verdadeiramente humano se não edifica a vida sobre valores sólidos… E ninguém terá valores sólidos se não aprende desde cedo a escolher, selecionar, buscar o que é belo e bom, evitando o que polui o coração, mancha a consciência e deturpa a razão!
Aqui não se trata de ser moralista, mas de chamar atenção para uma realidade muito grave que tem provocado danos seríssimos na sociedade. Quem dera que de um modo ou de outro, estas linha de editorial servissem para fazer pensar e discutir e modificar o comportamento e as atitudes de algumas pessoas diante dos meios de comunicação.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Dicas importantes!
|
domingo, 22 de janeiro de 2012
Signos - Áquario (Somos o que há, rs)!
Signos!
*Aquário: De 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro
Signo do Ar, regido por Urano e Saturno.
CARÁTER: O aquariano, embora cortês e tranqüilo, gosta de desafiar o senso comum e secretamente se delicia em chocar as pessoas mais convencionais. É um rebelde sem causa. Acha, instintivamente, todos os hábitos antigos errados. Com um senso de justiça muito apurado, seus ideais são a igualdade e a fraternidade. Gosta de analisar as situações e as pessoas, mas não se concentra por muito tempo na mesma coisa.
PROFISSÃO: Extremamente humanitário e idealista, sente-se atraído pela ciência, pelo conhecimento e pelas invenções que vão melhorar a condição humana. Áreas como ciências sociais, educação e política são naturais ao aquariano. Como tem o dom de analisar o temperamento humano, pode se destacar no campo da psicologia. Profissões mais indicadas: Fotógrafo, fisioterapeuta, sociólogo, cientista, astrônomo.
AMOR: Individualista e amante da liberdade, não suportam relacionamentos sufocantes. É mais fácil para o aquariano gostar de muitas pessoas do que de um só, o que faz parecer frio e distante. Pode ficar desconcertado ao lidar com emoções, pois as considera um sinal de fraqueza. O aquariano fica sem graça quando o assunto é romance, mas é um companheiro leal, amigo e tolerante. Melhores parceiros: Sagitário, Gêmeos, Libra.
SAÚDE: As doenças do nativo de Aquário em geral se relacionam com o sistema circulatório, como varizes e esclerose arterial. Também é propenso a ter problemas nas canelas e tornozelos. Receita ideal: Sono, exercício e passeios ao ar livre.
Assinar:
Postagens (Atom)