segunda-feira, 9 de julho de 2018

TEA em festa!!!




OS EXUS GUARDIÕES
Das entidades de umbanda Exu é que mais polêmica e discussão geram entre curiosos e até mesmo integrantes dos Cultos de Umbanda.
Para começar diremos que EXU NÃO É:
Uma entidade trevosa que realiza desejos escusos. Exu não tem nada a ver com as imagens comercializadas. Não é vingativo, violento e cruel. Não usa capa vermelha ou preta. Não tem “pé” de bode. Não é todo vermelho. Não tem rabo e nem chifres. Não come galinha ou carnes cruas. Nem bebem até deixar seus “cavalos” sem condições de andar.
Não negamos que existem entidades que se apresentam ou sejam até mais horrendas do que as imagens de mau gosto encontrado nas casas de artigos religioso, mas estas entidades com toda certeza não são Exus.
Exu, na realidade é guardião da Luz para as Sombras, e das Sombras para as Trevas, e é ele que COMBATE às entidades que possuem as formas mais horrendas e esquisitas. Estes seres ainda encravados no mal são os chamados KIUMBAS e são violentos, vingativos e cruéis.
Tais criaturas são atraídas de suas covas no SUBMUNDO ASTRAL pelas nossas próprias atitudes e sentimentos inferiores, sendo que os EXUS SÃO COMO GUERREIROS, que impedem o acesso destes seres às zonas mais superiores, e estes Kiumbas, quando podem, mistificam os Exus, ou mesmo Caboclos, Pais-Velhos, e Crianças.
E como reconhecer um Exu de fato e de direito? Simples:
O verdadeiro guardião não deixa seu médium torto, com expressão de ódio no rosto, não fica com os dedos em forma de garras, e não se arrasta no chão. Exu de Umbanda não fala palavrões de deixar cabelo em pé, não é “doidinho” por marafo (pinga) e sangue e não aceita entregas em encruzilhadas de rua ou cemitérios. Quem aceita estas coisas nestes locais, são os já citados Kiumbas, que são os que gostam de galo e galinha pretos na encruza.
Portanto CUIDADO irmão de fé, não ofereça sangue ou animais nas ruas, pois poderá levar estas entidades para suas casas, o que lhe trará os maiores dissabores e problemas.
Os preceitos para Exu são entregues nas encruzilhadas das matas e campina, e sempre com elemento sutis. Exu de Umbanda não pode ser comprado com bagatelas e Exu nenhum de verdade aceita realizar trabalhos para matar ou prejudicar alguém.
Como sabemos Exu é justo, ou seja, está ligado aos conceitos do “Quem deve paga, e quem merece recebe”. Por isso não existe aquela história de fazer amizade com Exu, para conseguir isto ou aquilo. Com isso, não queremos dizer que Exu é uma entidade boazinha, mas pensem um pouco, que lógica tem baixar em um terreiro Caboclo, Pai-Velho, Criança para fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu para praticar o mal.
Exu é de serventia de Caboclo, Pai-Velho e Criança, sim, mas única e exclusivamente para que seja cumprida a JUSTIÇA KÁRMICA, POIS EXU NÃO É BOM NEM MAL, É APENAS JUSTO.
Por isso devemos tomar cuidado com o que pedimos para Exu, pois quem não sabe o que pede, não sabe o que quer, e o que irá receber, e muito menos o que MERECE receber. Exu só trabalha com o consentimento de entidades superiores e única e exclusivamente dá alguma coisa a alguém se o merecimento deste alguém estiver de acordo com a Justiça Kármica.
Exu não costuma ficar “jogando conversa fora”, ele vai direto ao assunto, orientando e conduzindo aquilo que tem que ser feito, pois não é só esta a função de Exu.
EXU É TAMBÉM O AGENTE DA MAGIA, é ele quem executa os processos mais sutis da MAGIA DA UMBANDA. Só por isso já podemos deduzir que, para executar a magia e a justiça kármica, não poderiam ser entidades irresponsáveis e muito menos entidades inferiores.
Exu também não pede que seus médiuns se vistam de “galãs” de ternos, ou de preto e vermelho, e não realiza sessões “fechadas”, onde até o sexo é praticado em nome de Exu, como sabemos que acontece em muitos terreiros ditos de “Umbanda”.
Outra distorção que existe é a respeito do Exu Sra Pomba-Gira. Este é um Exu feminino e muitos a colocam com se fosse prostituta, uma mulher da vida. A Sra. POMBA GIRA É UMA EXU GUARDIÃO DOS MAIS SÉRIOS em de promover a bagunça à orgia, como muitos desejam, ela combate todas as perturbações relacionadas com o lado sexual, combatendo os Magos Negros e seus Kiumbas.
Assim como na Umbanda existem sete Orixás Menores Chefes de legião, na Kimbanda (que muitos confundem com Magia Negra e praticas da Kiumbanda) existem sete Exus Guardiões da Luz para as sombras que são:

Paralela ativa = UMBANDA

Paralela passiva = KIMBANDA
ORIXÁS
EXUS GUARDIÕES
ORIXALÁ
EXU Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS.
OGUM
EXU Sr. TRANCA-RUAS.
OXOSSI
EXU Sr. MARABÔ.
XANGÔ
EXU Sr. GIRA MUNDO.
Yorimá
EXU Sr. PINGA-FOGO.
YORI
EXU Sr. TIRIRI.
YEMANJÁ
EXU Sra POMBA-GIRA


Exu Senhor das Sete Encruzilhadas:

A legião do Senhor Sete Encruzilhadas, atua:
- Rompendo barreiras e obstáculos de toda e qualquer ordem, segundo o merecimento daqueles que os procuram com problemas, e mesmo movimentando o Karma, rumo ao progresso espiritual da Humanidade, e agindo tanto na evolução moral quanto influenciando diretamente através de egregora positivas, o mental dos grandes pesquisadores, no campo da ciência, medicina e outros...
- Abrindo caminhos fechados no âmbito material ou astral.
- Cortando demandas e ações de contundência sobre o corpo Astral de pessoas que foram prejudicadas por espíritos “mandados” a fazer mal.
- Esta legião trabalha abrandando a ira dos seres Humanos promovendo-lhes paciência, agindo sobre o mental, trazendo a fortaleza do espírito sobre a matéria. Atuam na origem (no branco Oxalá), e na dissipação da matéria.
Exus da falange do Seu Sete Encruzilhadas (Exu Alaxirô):
Exu 7 Encruzilhadas
Exu 7 Pembas
Exu 7 Poeiras
Exu 7 Capas
Exu 7 Cruzes
Exu 7 Chaves
Exu 7 Ventanias.

Exu Senhor Tranca Ruas;

A legião do Senhor Tranca Ruas atua:
- Abrindo caminhos fechados e impedindo em primeiro lugar o assedio de desencarnados “Filhos do Dragão” dissipando suas emanações mentais que freqüentemente sobem a superfície, atraídos por pensamentos de igual sintonia das humanas criaturas.
- Cortando correntes de intriga, ódio e vingança.
- Liberando, quando em ação nos terreiros, cargas negativas oriundas de casos afetivos conturbados.
- A Legião do Sr. Tranca Ruas combate o egoísmo, promovendo a generosidade, trazendo a justiça por intermédio do pensamento criador.
Exus da Falange do Senhor Tranca Ruas(Exu Nugô):
Exu Tranca Ruas
Exu Veludo
Exu Tira Toco
Exu Porteira
Exu Tranca Gira
Exu Limpa Tudo
Exu Tira Teima.

Exu Senhor Marabô.:

- A legião do Senhor Marabô atua:
- Cortando trabalhos de correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por espíritos perturbadores, que são denominados por muitos, de forma errônea, de Egum – o nome correto é alma penado ou quiumba.
- Realizando descargas em pessoas atingidas ou visadas por despeito e inveja, através de vibrações que atingem o emocional, desequilibrando-as a tal ponto que o desempenho profissional também si abala.
- Cortam correntes e demandas que atingem a saúde física e mental.
- A Legião do Sr. Marabô combate imprudência, promovendo a reflexão, trazendo o conselho, que é, realmente o verdadeiro Alento Purificador das Almas...
Exus da falange do Senhor Marabô (Exu Yssoxo):
Exu Marabô
Exu Capa Preta
Exu Lonan
Exu Bauru
Exu Campina
Exu das Matas
Exu Pemba

Exu Sr. Gira Mundo:

- A legião do Senhor Gira Mundo atua:
- Descarrega e corta correntes numa situação tormentosa persistente.
- Descarga e corte de correntes de atrito e contundência de ordem astral, que desencadeiam no atingido taquicardia (batedeira no peito), arritmia cardíaca (falhas no batimento cardíaco), suores frios, sensação de morte  iminente, dores de cabeça e pressão no peito.
- Desenrola, dentro da linha justa, casos arrastados na justiça, provenientes de demandas travadas, isto é, há trabalhos de baixa magia interferindo no andamento.
- Descargas ou desimpregnação para os filhos de xangô.
Exus da falange do Senhor Gira Mundo (Exu Ognax):
Exu Gira Mundo
Exu Meia Noite
Exu Quebra Pedra
Exu Ventania
Exu Mangueira
Exu Corcunda
Exu das Pedreiras

Exu Sr. Pinga Fogo:

A legião do Senhor Pinga-Fogo atua:
- Desmancho, corta correntes oriundas de trabalhos feitos no “campo do pó” (kalunga pequena – cemitério), através dos espíritos genericamente chamados “Omulus”.
- Corta correntes provenientes das almas penadas, aflitas, desesperadas, enfim, perturbadas.
 - Cortar tudo que for relacionado com as correntes do catimbó, do reino da bruxaria, onde se usa a Menga, o ejé (sangue), oriundos de sacrifícios de animais, e que ritualisticamente foram assentados no “ori” (cabeça) do pobre Filho de Fé; também quebra corrente de envultamento que é feito com bonecos, bruxas, agulhas, dedal, alfinetes, etc.
- Descargas aos Filhos de Yorimá.
 Exus da falange do Senhor Pinga Fogo (Exu Amiroy):
Exu Pinga Fogo
Exu Lodo
Exu Brasa
Exu Come Fogo
Exu Aleba
Exu Bara
Exu Caveira

Exu Sr. Tiriri:

A legião do Senhor Tiriri atua:
- Cortar demandas passionais.
- Desmantela correntes de falsidade, traições e vence demandas que alteram a paz interior.
- Vence demandas oriundas de trabalhos feitos com elementos pesados (animais) para contundir a pessoa visada. Neutraliza também os trabalhos negativos de determinados kiumbas que querem se passar por Exu Mirim (amarração afetiva).
- Descarga aos Filhos de Yori.
Exus da falange do Senhor Tiriri (Iroy):
Exu Tiriri
Exu Mirim
Exu Toquinho
Exu Ganga
Exu Manguinho
Exu Lalu
Exu Veludinho

Exu Sra Pomba Gira:

A legião da Senhora Pomba Gira atua:
- Nas descargas para neutralizar correntes de elementares-vampiros, ditos como súcubos e íncubos, que atuam, negativamente, via sexo. Vampirizam e hipnotizam suas vítimas, fazendo-as viciadas, veículos de suas (dos vampiros) vontades.
- Corte de magia sexual negativa e mesmo amarrações.
- Neutraliza correntes e trabalhos feitos para desmanchar casais (união). Também neutralizando a união de amantes que foi alimentada por baixa-magia.
- Descargas aos filhos de Yemanjá.
Exus da falange da Senhora Pomba Gira (Ainamey)
Exu Pomba Gira
Exu Carangola
Exu Má Cangira
Exu Nangué
Exu Maré
Exu Gererê
Exu do Mar


É com essas iluminadas palavras que a TEA realizou a 24ª Festa em Homenagem aos Guardiões dos Orixás sagrados. Um dia repleto de alegrias, reencontros iluminados, fartura e boas risadas. Na oportunidade o ingresso de 2 novas irmãs à seara do velho chico e confirmação de novos irmãos que farão parte de nossa família espiritual. Celebrando também o pagamento de Sra... ao Sr. Capa Preta by Mara de cascalhos/cobaias que estavam aqui no axé da barganha de exu para o bom andamento das kabalas de essuiá. Quando Exu pede/cobra tem que pagar, pois quando o dono dos eguns/cobaias vem buscar, a dona da casa tem que presentear. Há coisas que só eles podem fazer, explicar e razão de ser. Laroíé...Exu...Mojubá!!!


Salve nosso Pai Yorimá!!!Pakasha!!!
Salve nossa Mãe Yemanjá!!! Haba!!!
Salve nosso Pai Xangô !!!Uarada!!!
Salve nosso Pai Yori!! Zaiatza!!!
Salve nosso Pai Ogum!!! Eamaka!!!
Somos o que há para alegria, agradecimentos, lealdade, presença e transparência de muitos e inveja, desacerto, desvio, desespero de poucos..bem poucos...
Vão se os cascalhos...ficam os Diamantes!!!
Falem bem, falem mal, mas falem de nós...



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