VIBRAÇÃO ORIGINAL DE YEMANJÁ
1. CONCEITO
O termos sagrado YEMANJÁ primitivamente
era Yemanyarth. Muito mais tarde foi fonetizado como Yemanjá. Mais recentemente
outros povos, inclusive os africanos ocidentais, fonetizaram esse termo sagrado
como YEOMOEJÁ. Traduzindo esses termos ou vocábulos segundo a Coroa da Palavra,
através do alfabeto Adâmico, teríamos:
YEMANYARTH - POTÊNCIA GERADORA DAS ALMAS
YEMOEJÁ - YE — MÃE; OMO — FILHO; EJÁ —
PEIXE.
"MÃE CUJOS FILHOS SÃO PEIXES"
— A HUMANIDADE SURGINDO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS — PEIXE NO SENTIDO DE FERTILIDADE —
SENHORA DA NATUREZA OU FERTILIDADE — A DIVINA MÃE DO COSMO.
YEMANJÁ - O PRINCÍPIO DAS ÁGUAS ("ÁGUAS"
COMO FONTE DA VIDA FÍSICA).
O ETERNO FEMININO
O PRINCÍPIO NATURAL (QUE ATUA
NA NATUREZA).
Traduzindo silabicamente, ou por
fonemas, teremos:
YE MÃE; PRINCÍPIO GERANTE
MAN O MAR; A ÁGUA; LEI DAS ALMAS
YA MATRIZ; MATERNIDADE; POTÊNCIA CRIADORA.
YEMANJÁ portanto traduz:
A Senhora da Vida
O Princípio Duplo Gerante
O Princípio Passivo Incriado
A Maternidade Cósmica (no sentido de
transformar a Substância Etérica).
2. ATIVIDADE ESPIRITUAL KÁRMICA
A Vibração de Yemanjá reflete o 2º
PRINCÍPIO, ou seja, o Princípio Passivo Gerante (Duplo Gerante), atuando na
humanidade e também na Natureza. Em conjunto com Orixalá, é a SENHORA PRIMAZ DA
ENERGIA MENTAL CONDENSADORA que atua na humanidade. É também Senhora do
Elemento Água, ou seja, dos elementos fluentes, com seus fluxos e refluxos. A
maioria das Entidades que se apresentam na Umbanda como sendo da Vibratória de
Yemanjá usam a roupagem fluídica de Caboclas. No entanto, há também Entidades
masculinas, que se encontram nos Entrecruzamentos Vibratórios Coordenados das 7
Vibrações Originais, como veremos adiante.
Assim como as Entidades das Vibrações
Originais de Orixalá e Yori, são Seres Espirituais oriundos de Pátrias Siderais
distantes, embora muitos elementos da Vibratória de Yemanjá tenham encarnado no
início do planeta Terra, já no seio da então poderosíssima Raça Vermelha.
Quando dissemos muitos e não todos os elementos, é porque os demais ficaram no
plano astral relativo ao planeta Terra, orientando por cima aqueles que tinham
descido através do encarne em um corpo físico, é claro. Muitos deles se foram
para suas Pátrias originais ou evoluem em páramos cósmicos inatingíveis à
própria imaginação terrena. Em verdade, esses Seres Espirituais, embora para
efeitos terrenos trabalhem com a luz polarizada e correntes eletromagnéticas
refletidas da Lua, são de outras galáxias, estando em missão no planeta Terra.
Foram essas Entidades que promoveram com os Arquitetos ou Prepostos de JESUS a gênese
planetária, como muitos contribuíram para a antropogênese e a formação de toda
a physis. São pois a MATERNIDADE CÓSMICA, o Princípio Espiritual atuando na
energia ou Substância Etérica.
Em caráter hierático, correspondem ao
Amor Cósmico, que em comunhão com a Sabedoria Cósmica formam a Proto-Síntese
Cósmica ou o Aumbamdam. São Entidades capacitadas na geração de novos recursos
e novas formas para a humanidade, e em especial para a coletividade do
Movimento Umbandista da atualidade. São fontes de luz e amor superior para os
Filhos de Fé terráqueos. São veneráveis e augustos representantes do GOVERNO
OCULTO DO COSMO.
Em se tratando de Magia Etéreo-Física,
atuam muito diretamente no campo mental e no plano astral, fazendo fluir suas
energias num constante ciclo e ritmo, tudo visando à manutenção vibratória do
planeta Terra, usando para isso os influxos do magnetismo lunar e também os
grandes deslocamentos de massas líquidas através dos oceanos. Equilibram o eixo
magnético terrestre, fornecendo um equilíbrio planetário, tanto fisicamente
como etericamente. Equilibram e neutralizam certas forças hidrotelúricas movimentadas
por Entidades comandantes das Trevas que, embora encarceradas no Mal e no
enrijecimento espiritual, contribuem para que seja cumprida a Lei Divina. São
sumamente portentosas as Entidades de Yemanjá no combate à Magia Negra, pelos
motivos já expostos. Embora trabalhando muito mais em nível de plano astral e
mental, essas Entidades são sumamente importantes em seus trabalhos em prol do
Movimento Umbandista.
3. GRAFIA SAGRADA OU LEI DE PEMBA
Dentro do grafismo ou escrita sagrada, o
alfabeto que traduz os equivalentes vibratórios de ordem astral (clichês
astrais que quando ativados produzem ações várias), é o dito Adâmico.
O termo sagrado YEMANJÁ assim se
expressa nesse alfabeto original, que tem equivalências vibratórias na Magia
Astroetéreo-Física.
Além dos sinais sagrados, daremos também
seus valores numéricos, que além da quantidade expressam qualidade, através da
unidade letra-som.
4. OS 7 ORISHAS — OS
GUIAS — OS PROTETORES
Os 7 Orishas Menores são o que
representam aqui, no planeta Terra, em seu plano físico e astral, o Orisha
Ancestral.
Os 7 ORISHAS MENORES da Vibração de
Yemanjá são:
1. CABOCLA YARA
2. CABOCLA ESTRELA DO MAR
3. CABOCLA DO MAR
4. CABOCLA INDAYÁ
5. CABOCLA INHASSÃ
6. CABOCLA NANÃ-BURUCUN
7. CABOCLA OXUM
Abaixo dessas Entidades, temos os GUIAS.
São Guias da Vibratória de Yemanjá:
CABOCLO DO MAR; CABOCLA CINDA; CABOCLA 7
LUAS; CABOCLA JUÇANÃ; CABOCLA JANDIRA e outros.
Logo abaixo, dentro da Hierarquia
Sagrada, temos os PROTETORES. Dentre eles, citaremos:
CABOCLA LUA-NOVA; CABOCLA ROSA-BRANCA;
CABOCLO DA PRAIA; CABOCLA JACY; CABOCLA DA CONCHA DOURADA; CABOCLO 7 CONCHAS e
outros.
5. ATUAÇÃO DESSAS ENTIDADES
Essas Entidades, tais quais as de
Orixalá, no grau de Orishas Menores, não "baixam", podendo fazê-lo
muito raramente e quando encontram médiuns com acentuada elevação
moral-mediúnica. Quando "baixam no reino" (descem em seus médiuns),
fazem-no dando mensagens quase sempre de caráter geral. Excepcionalmente dão
consultas.
As Entidades no grau de Guias já
"baixam" mais constantemente, mas em caráter geral são raras as
aparições dessas Entidades nos terreiros da atualidade. Gostam de mediunizar
seus aparelhos em outras modalidades mediúnicas, tais como: clarividência, clariaudiência,
psicografia intuitiva, irradiação intuitiva e sensibilidade psicoastral. Muitas
dessas Entidades, os Guias de Yemanjá, "baixam" na Faixa Vibratória
de Oxossi, claro que dentro dos Entrecruzamentos Coordenados da Lei.
As Entidades no grau de Protetores
também não estão presentes constantemente, mas já são mais atuantes que os
Orishas e os Guias. Dão consultas, trabalham educando e são "mestres"
nos desmanchos de trabalhos oriundos da manipulação da baixa magia. Suas
correntes eletromagnéticas vêm pela água do mar, carreando fortes influxos
lunares, sendo por causa disso que gostam de trabalhar com água do mar, flores
ou mesmo água comum. São também importantíssimos os trabalhos dos mensageiros
de Yemanjá, os quais higienizam completamente o campo mental dos médiuns e do
terreiro, bem como neutralizam as correntes vampirizantes que se projetam sobre
os médiuns ou sobre o ambiente astroetérico do terreiro.
Como as Entidades da faixa de Orixalá,
os da faixa vibratória de Yemanjá são auxiliares "por cima" de outras
Entidades que trabalham aqui "por baixo".
6. MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS
Essas Entidades atuam no corpo astral do
médium na região do chacra frontal (em sânscrito, chacra ajnâ), que tem sua
equivalência no corpo denso na glândula hipófise e região hipotalâmica,
produzindo na fenomênica mediúnica ligeiras alterações fisionômicas (belas,
serenas e suaves) , psíquicas, vocais etc. Atuam também na região cervical e na
região precordial, no plexo cardíaco do corpo físico denso. Seus fluidos de contato
vêm pela cabeça, braços e joelhos. Dão um balanço geral em todo o corpo do
médium, levantando os braços em sentido horizontal e tremulando as mãos,
arfando um pouco o tórax pela elevação respiratória e balançando a cabeça.
Tomam então o controle do médium, emitindo um som mantrânico que, sendo de rara
beleza e harmonia, predispõe os seres a todas as correntes espirituais
superiores.
Suas preces cantadas também são de rara
beleza, pausadas ou em stacatto, sempre exaltando as forças da Natureza. Seus
pontos riscados são de contornos longos e abertos, verdadeiros yantras de
aberturas no campo mental e verdadeiros clichês de ordem astral; dão logo a
flecha, a chave e a raiz.
7. RELAÇÕES DA VIBRATÓRIA DE YEMANJÁ
Como todas as demais Linhas, a Linha
Espiritual ou Vibração Original de Yemanjá se relaciona com particulares
vibrações, que são:
DIA:
Segunda-feira;
HORÁRIO:
De 18h00min as 21h00min h;
SIGNO
DE REGÊNCIA: Câncer;
ASTRO
REGENTE: Planeta Lua;
ARCANJO
TUTOR: Rafael;
COR:
Amarela e Prateada;
GEOMETRIA:
Dois pontos;
N°
SAGRADO: 2;
FORÇA
SÚTIL: Hídrica/ Água;
PONTO
CARDEAl: Oeste/Sudoeste;
ENERGIA:
Mental;
PLEXO:
Frontal (Fronte/Olhos);
ATRIBUTO:
Respeito;
ATIVIDADE
POSITIVA: Firmeza;
ATIVIDADE
NEGATIVA: Leviandade;
CHEFE
DE LEGIÃO: Cabocla Yara;
GUARDIÃO:
Exu Pomba Gira;
METAL:
Prata;
MINERAL:
Cristais Leitosos, Ágata, Água Marinha;
ESSÊNCIAS:
Alfazema, Rosas, Verbena, Anis, Mel, Canela, Flores;
FLORES:
Rosas Brancas;
FOLHAS
(Usadas nas Luas Nova/Crescente): Panacéia, Rosas, Bananeira, Avenca, Arruda,
Brinco
de Princesa, Conta de Lágrimas de Nossa Senhora, Mastruço, Sensitiva, Erva da
Lua,
Picão, Manacá, Violeta Amarela, Açucena, Quitoco, Pariparoba, Unhas de Vaca,
Erva
de Santa Bárbara, Oriri, Chapéu de
Couro;
FRUTAS:
Mamão, Melão, Pêra, Maçã, Banana;
VERDURAS/LEGUMES/AFINS:
Alface, Muquecas de Peixe, postas de peixe de escamas,
camarão,
água de coco, polpa de coco, leite de coco, arroz-doce;
ERVA
SAGRADA: Panacéia e Sensitiva
ERVA DO
GUARDIÃO: Bananeira, Brinco de Princesa e Chapéu de Turco;
BANHO
DE DEFESA: Arruda Fêmea, Sensitiva, Rosa Branca;
AROMOTERAPIA:
Benjoim, Mirra, Verbena;
BEBIDA
RITUALÍSTICA: Vinho Branco Puro ou Champanhe, Vinho com Anis.
8. MAGIA VEGETOASTROMAGNÉTICA
Interessa-nos neste tópico específico os
banhos de ervas, as defumações e as essências sagradas.
A) Banhos de Ervas
As ervas mais afins à Vibração Original
de Yemanjá são aquelas que recebem mais diretamente as influências lunares,
absorvendo suas energias específicas:
Panacéia, Rosas, Bananeira, Avenca, Arruda,Brinco de Princesa, Conta de
Lágrimas de Nossa Senhora, Mastruço, Sensitiva, Erva daLua, Picão, Manacá,
Violeta Amarela, Açucena, Quitoco, Pariparoba, Unhas de Vaca, Erva de Santa Bárbara, Oriri, Chapéu de
Couro;
Temos também muitas outras, que são
facilmente reconhecidas pelo seu odor ou perfume desagradável ou sem cheiro.
Estas ervas podem ser usadas em banhos,
quais sejam:
A-1) Banhos de Elevação ou Litúrgicos
São banhos utilizados por médiuns já
Iniciados, aqueles que são considerados prontos ou prestes a sê-lo. O porquê de
assim ser é em virtude deste banho movimentar certas energias de ordem
psíquica, podendo trazer sérios distúrbios se o médium que for usá-lo não
estiver nas condições acima citadas. Este banho liga o médium com o seu Eu
Interior, fazendo-o elevar-se a níveis superiores de consciência, sendo por
isso elo de ligação com os mentores do dito médium. O preparo deste banho é o
seguinte: Escolher 3, 5 ou 7 qualidades dentre as ervas indicadas, colhendo-as
verdes, na Lua nova ou crescente, na hora planetária da lua (vide adendo no
final do capítulo), logo colocando-as em uma vasilha de louça branca ou ágata.
Após lavá-las bem, dentro ainda da hora
planetária lunar, adicionar na vasilha água do mar ou de mina, enfim, água
pura. Após a colocação da água na vasilha, acende-se uma luz de lamparina sobre
uma mesa (a lamparina dentro de um pentagrama) em louvor à Vibração de Yemanjá.
Inicia-se então a trituração das ervas, sendo essa feita com as mãos bem limpas
(limpas com álcool) e com a corrente de pensamentos o mais puro possível.
Após a trituração, coa-se, retirando o
resto das folhas, estando o sumo pronto para ser usado, se possível dentro
ainda da hora favorável da Lua.
Para se usar o banho de elevação,
toma-se primeiro o banho de higienização física. Logo a seguir, toma-se esse
banho passando pela cabeça, fato esse primordial. Deve-se, se possível for,
ficar de costas para o cardeal oeste ou leste (absorção de forças, energias),
respirando-se lenta e profundamente. Não se enxugue por um período de 3 minutos,
para que possa haver plena transfusão e precipitação de elementos de ordem
mental, astral e física. Repetir esse banho sempre que sentir essa necessidade,
ou quando for para a sua "sessão". Caso fique difícil ao Filho de Fé,
mesmo depois das explicações que daremos no final do capítulo a respeito das
horas planetárias, tome-se o banho de elevação dentro do horário vibratório de
Yemanjá, que é das 18 às 21 horas, podendo-se tomar também na segunda-feira,
que é o dia da Vibratória de Yemanjá.
A-2) Banho de Desimpregnação ou Descarga
A finalidade precípua deste banho é
deslocar ou eliminar as cargas negativas que ficam agregadas no aura ou corpo
etérico do indivíduo, combatendo mormente os males que afetam a sua organização
astroetérica influindo na parte psicoemotiva do Ser e podendo acarretar graves
distúrbios cardiocirculatórios e as chamadas doenças psicossomáticas.
A colheita e preparação das ervas segue
os moldes do litúrgico. Uma vez lavadas, colocamos as ervas na vasilha de louça
branca, com a vela e o pentagrama. Acrescenta-se água fervente e espera-se
esfriar. Após o banho de higienização, o indivíduo volta-se para o ponto
cardeal sul e toma o banho de ervas do pescoço para baixo, colocando sob os pés
pequenos pedaços de carvão, que fixarão as cargas que as ervas deslocarem.
Com o Aura limpo, o indivíduo torna-se
menos suscetível a contrair doenças de origem psicogênica (asma, dermatoses,
problemas articulares, enxaquecas, verrugas e até certas disritmias cerebrais,
as quais são tachadas de "pequeno mal") ou mesmo as mais graves. É
até normal indivíduos com esses tipos de sobrecargas terem muitos problemas
hormonais tais como: obesidade, diabetes, transtornos do metabolismo
lipoprotéico e até gonadal e outras tantas doenças de difícil diagnóstico e
terapêutica pela Medicina oficial ou acadêmica.
Mas voltando ao banho de descarga, após
o mesmo ser tomado, os detritos das ervas devem ser retirados do corpo após 1 a
3 minutos, devendo ser colocados em algum recipiente de vidro (isolante),
juntamente com o carvão, devendo ambos ser "despachados" em água
corrente, sem o vidro, é claro.
A-3) Banho de Fixação ou Ritualístico
Este banho é de caráter essencialmente
mediúnico, visando precipitar em maior abundância fluidos etéreo-físicos do
médium. Leva em sua composição ervas de Vibração Original do médium e da
Vibração Original da Entidade atuante, no caso dessa ser diferente da do
médium.
Se forem iguais, as ervas serão somente
da Vibração de Yemanjá, sendo o banho preparado como se fosse de elevação. Caso
as Vibrações Originais sejam diferentes, o banho ritualístico terá ervas da
Vibração Original do médium misturadas com as da Vibração Original da Entidade
atuante, na proporção de 2:1, sendo preparado na mesma vasilha de louça branca.
Como neste caso a Vibração Original do médium é Yemanjá, as ervas serão todas
colhidas em uma hora favorável da Lua, na quinzena positiva ou branca.
Na preparação do banho deve ficar sobre
a mesa uma vela branca acesa dentro do hexagrama (e). Ao tomá-lo, do pescoço
para baixo e sem que as ervas passem pelo corpo, o indivíduo volta-se de costas
para o cardeal oeste ou leste.
B) Defumações*
Nas defumações, as ervas que serão
queimadas devem ter sido colhidas na Lua nova ou crescente, numa hora favorável
da lua, e postas para secar à sombra, ficando claro que só se queimam ervas
secas no braseiro de barro. As defumações podem ser feitas em qualquer Lua ou
horário, desde que a colheita tenha obedecido ao critérios citados.
As ervas a serem usadas na quantidade de
1, 3, 5 ou 7, devem neste caso ser misturadas com casca de limão. Esta
defumação serve também para descarregar uma "gira de terreiro", o
ambiente doméstico, etc.
No caso do indivíduo querer
revitalizar-se, deverá queimá-las numa hora favorável da Lua, de preferência no
horário diurno, voltando-se para o ponto cardeal oeste ou leste, recebendo a
fumaça pela frente e pelas costas, também usando as luzes de velas vermelha,
amarela e azul para revitalizar respectivamente os organismos físico, astral e
mental, tudo debaixo de orações e correntes de pensamentos condizentes com o
ato.
* As defumações relativas ao corpo
mental são: para os nativos de Câncer: benjoim, mirra e verbena. As essências
que aconselhamos para os Filhos de Yemanjá, principalmente: para mulheres —
essência de rosas; para os homens — essência de verbena.
C) Essências Sagradas*
Esses banhos deverão ser usados em
qualquer fase da Lua e em qualquer horário, passando obrigatoriamente pela
cabeça com mentalização da cor amarelo-pálido.
As essências que mais se harmonizam com
a Vibração de Yemanjá são: verbena, açucena, rosa, alfazema, rosas, anis, mel, canela,flores.
9. LEI DE PEMBA — IDENTIFICAÇÃO
As Entidades atuantes na Corrente Astral
de Umbanda dividem-se em 3 planos: o dos Orishas, o dos Guias, o dos
Protetores. Na Lei de Pemba as Entidades podem se identificar num desses 3
planos. Vejamos os sinais de Yemanjá.
a) A Banda ou Vibração-Forma é a de
Caboclos, cuja flecha é curva.
b) A Chave — identifica a Vibração
Original.
c) A Raiz — identifica o plano da
Entidade, as Ordens e Direitos, tipos de trabalho, movimentos, etc.
10. EXU GUARDIÃO DA VIBRATÓRIA DE
YEMANJÁ
Os 7 Orishas Menores têm seus Emissários
da Luz para as Sombras, os Exus Guardiães, que são serventias e elemento de
ligação com cada um deles. Assim, temos:
CABOCLA YARA - EXU POMBA-GIRA
CABOCLA ESTRELA DO MAR - EXU CARANGOLA
CABOCLA DO MAR - EXU MÁ-CANGIRA
CABOCLA INDAIÁ - EXU NANGUÊ
CABOCLA INHASSÃ - EXU MARÉ
CABOCLA NANÃ-BURUCUM - EXU GERERÊ
CABOCLA OXUM - EXU DO MAR
Demos somente os Exus Guardiães que são
serventias dos Orishas, sendo praticamente impossível citar o nome de todos os
Exus Guardiães dos Guias e Protetores.
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