sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Brasil reitera compromisso no tratamento contra a AIDS




Brasil reitera compromisso com meta 90-90-90 durante 2º Fórum Latino-americano.
 “Assumo aqui um compromisso extremamente amplo com todos vocês: o enfrentamento da AIDS no Brasil é uma prioridade da presidente Dilma Rousseff, do ministro Arthur Chioro e do Ministério da Saúde como um todo”, disse na ultima terça-feira (18/08) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ao abrir no Rio de Janeiro o 2º Fórum Latino-americano e do Caribe sobre o contínuo de atenção ao HIV.
O evento terminou ontem (20/08), no Centro do Rio. O DDAHV participou de todas as etapas do Fórum – que teve dentre seus objetivos discutir metas de prevenção que complementem a meta 90-90-90, lançada em 2014, no México, durante a primeira edição do Fórum.
Para o secretário, “o Brasil já está colocando esse compromisso em prática, rumo à ampliação da resposta brasileira e à eliminação da epidemia de AIDS ate 2030”. Nardi fez também questão de garantir que, apesar das dificuldades financeiras que hoje desafiam o Brasil e o mundo, “o orçamento para o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais e suas ações de resposta à epidemia” estão assegurados.
Nardi aproveitou a ocasião para parabenizar a todos pelos avanços na resposta à epidemia – “os países da America Latina e Caribe compõem uma das regiões do mundo que melhor enfrentaram a aids” –, com especial destaque para Cuba – “o primeiro país a eliminar a transmissão vertical do HIV” – e ao DDAHV: “Quero agradecer ao Departamento por estabelecer o Brasil, de fato, como vanguarda no enfrentamento à AIDS”.
Segundo o secretário, os três dias de intensos trabalhos do 2º Fórum – que reuniu representantes dos países da região, especialistas de programas nacionais de HIV/AIDS e da comunidade científica e acadêmica, pessoas com HIV, membros de organizações da sociedade civil e representantes de agências de cooperação técnica e outras instituições relevantes – foram uma oportunidade para avaliar o progresso dessa resposta regional e para avaliar os resultados do que foi proposto no 1º Fórum. “É hora de propor novos desafios”, disse.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.